Quais os Riscos de se fazer um Contrato Imobiliário sem Orientação Jurídica?

Em quase todos os momentos da nossa vida celebramos contratos, seja de compra e venda, seja uma promessa de compra e venda, seja a locação de um imóvel. Por outro lado, é muito comum as pessoas buscarem modelos de contratos na internet, na esperança de solucionar essa questão de maneira mais simples e econômica.

Há, entretanto, enormes riscos em tal prática, riscos esses que somente aparecerão no futuro, quando uma das partes não cumprir o contrato, deixando, por exemplo, de pagar o valor do aluguel. Por isso, é fundamental a avaliação dos riscos por um profissional especializado.

Frequentemente, em contratos de locação se buscar um fiador, que nada mais é do que uma pessoa que irá garantir o pagamento das obrigações assumidas pelo Locatário, porém poucas pessoas sabem que é importante verificar se tal fiador é casado e, nesse caso, obter a assinatura do seu cônjuge nesse contrato, nos moldes da Súmula nº 332 do STJ.

O leitor pode pensar: “E se o fiador omitir ou mentir sobre tal informação”. Há solução para isso. Em todo contrato deve existir um espaço para que o fiador declare, expressamente, se é ou não casado, pois essa sua manifestação produzirá efeitos posteriormente.

Desse modo, é fundamental não se utilizar de modelos de contratos existentes na internet, pois em muitos casos não lhe atenderão em um problema futuro.

Deseja saber mais sobre Contratos? Entre em contato com um advogado, ou, deixe aqui nos comentários!


Claudionor Hayran Gomes Rodrigues | Advocacia Especializada

Contato: 51 99424-7923

E-mail: contato@cradvocaciars.com.br

Porto Alegre/RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *