Quais são os Documentos necessários para Regularizar um Imóvel?

Regularizar um Imóvel exige uma série de documentos: Como a matrícula do imóvel devidamente atualizada, a escritura, o contrato de compra e venda, certidões, etc. Assim, o imóvel passa a existir de fato perante as autoridades, e isso garante legalidade para pagamento de impostos e outras obrigações.

Com efeito, a regularização do imóvel impede processos de despejo, reintegração de posse ou, até mesmo, a perda da propriedade, proporcionando maior exatidão e segurança, inclusive, na cobrança do IPTU pelo Município.

Por outro lado, a não regularização de imóveis pode gerar consequências financeiras e até mesmo a perda da propriedade. Enquanto essa documentação não estiver em dia, podem haver uma série de problemas. Afinal, como o imóvel não está no seu nome, você corre até o risco de perdê-lo em processos judiciais em face do antigo proprietário.

Com a regularização do imóvel o proprietário passa a ter o direito real de propriedade, sendo o legítimo proprietário e dono do bem, o qual normalmente detém alto valor financeiro e até mesmo sentimental. Logo, a regularização de imóveis é um compromisso jurídico que todo cidadão deve ter com a sua propriedade para, assim, evitar consequências futuras relativas ao imóvel.

Deseja saber mais sobre as vantagens de Regularizar um Imóvel? Entre em contato com um advogado, ou deixe aqui nos comentários!


Claudionor Hayran Gomes Rodrigues | Advocacia Especializada

Contato: 51 99424-7923

E-mail: contato@cradvocaciars.com.br

Porto Alegre/RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *